22/04/2009

POIS PAZ SEM VOZ NÃO É PAZ, É MEDO!

Depois de ler na imprensa sobre a morte de três jovens no Morro da Providência, o fotógrafo francês JR decidiu que ali seria sua próxima parada entre os lugares de que ouve falar pela mídia, e que busca conhecer com os próprios olhos. No morro, ele entrevistou e fotografou mulheres de todas as idades e, depois de bater de porta em porta, conseguiu colar seus rostos ampliados nas fachadas das casas de seus vizinhos, modificando a paisagem do local.

"No começo, os moradores não perceberam o impacto. Depois, voltando do trabalho, eles começaram a ver o morro modificado e se deram conta de que era uma obra para ser vista pelas pessoas de fora" conta JR.


Oito meses depois, o francês de 26 anos, com ascendentes na Tunísia e no Leste Europeu, está de volta ao Rio. Ele leva os rostos da Providência à exposição "28 milímetros - Mulheres", que vai reabrir a Casa França-Brasil, nesta quinta-feira (23.04), num dos primeiros eventos do Ano da França no Brasil.

JR não apenas está de volta ao Rio, mas retornou ao morro. A exposição é uma ponta de um projeto que ele conseguiu desenvolver na Providência, com a ajuda do fotógrafo Maurício Hora - coordenador do site Favelarte, e cujas fotos do morro também estarão na exposição -, nascido na comunidade. Comprou uma casa para criar um centro cultural que terá aulas de fotografia e já oferece assistência jurídica. E, há duas semanas, levou crianças da Providência à praia, para fotografar os banhistas. O resultado será exposto no centro cultural e nas paredes que rodeiam o largo da comunidade, no cume do morro, com inauguração no sábado (25.04).


"28 milímetros-mulheres/JR" - Casa França-Brasil. Rua Visconde de Itaboraí, 78, Centro.Tel: 2332-5120. Ter a dom, das 10h às 20h. Entrada Franca. Até 21 de junho

Leia mais no Globo.com
P.S. Hoje tem mais "festinha" aqui em casa: alugamos a 2ª temporada de "Prison Break", muita pipoca, guaraná, casa cheia, adoro! Ai, mais uma vez babar pela delícia do Michael, ou melhor, Wentworth Miller...kkkk

5 comentários:

Thania disse...

bonito isso né? dá vida às casas...diferente!
Então, olha eu tb almejo chegar a 63 anos de casada! Vamos ver né???? Precisa amar muito, né? rsrs..

Bjos

Aqui - Ali - Acolá disse...

Olá Dione boa tarde:

Este Gatinho pretinho e lindo te agradece tua visita a meu blog.

Gostei deste teu post que está muito bem conseguido.

Volta sempre que este gatinho lindo adora tuas visitas que serão sempre bem-vindas.

Bjinhos dias felizes porque Amar é Preciso

Dri Viaro disse...

Achei muito legal este trabalho do frances!!!
bjss

Celamar Maione disse...

Muito bonito o trabalho do fotógrafo JR.
Lindo resultado.
E principalmente pelo trabalho
q eles vão desenvolver na área.
Área que eu conheço bem por ter trabalhado durante muitos e muitos anos ali perto e também por ter trabalho na Cidade do Samba que fica ali, em frente ao Morro da Providência.
Fico feliz !
Parabéns pela iniciativa dos fotógrafos.
Beijos e valeu pela sua visita.

** Juju ** disse...

"Ficou forte" é pra acabar né amiga. Gente ninguém merece!! Affff
Um que legal reuniãozinha em casa, super legal.
Beijos