13/06/2009

FALE AGORA OU CALE-SE PARA SEMPRE!

Conhecido como santo casamenteiro, Santo Antônio tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e também em Portugal. Seu dia é comemorado em 13 de junho, em meio às festas juninas, por isso Antônio é um dos santos mais lembrados nessas festas.

Normalmente, sua figura é representada carregando o menino Jesus em seus braços. Muitas mocinhas afoitas para encontrar um marido retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo depois de alcançarem seu pedido. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo e dizem que só mudam de posição quando Santo Antônio descolar um marido para elas. Essas simpatias geralmente são feitas na madrugada do dia 13.

Mas nem só de casamento vive o santo. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos. Em uma reza conhecida como "os responsos", o santo é invocado para achar coisas perdidas. Numa outra cerimônia, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece de 1° a 13 de junho.

Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.
* * *
Pois é... Eu preciso registrar aqui que há dez anos atrás, eu, Jú e Rê resolvemos nos render às rezas e simpatias: subiríamos a escadaria da Igreja dele, Santo Antônio... Precisávamos arrumar um namorado, afinal de contas, já havíamos curtido pra caramba, mas namorado que é bom, necas! Então, resolvemos fazer esse "sacrificiozinho" e quando chegássemos lá em cima, depois de termos subido "trocentos" degraus"(gente, não foi molezinha, não, tá?) ele nos abençoaria com a graça de um moreno, alto, bonito e sensual(é verdade: fomos até lá para isso).
Recebemos o pãozinho, o trigo e a fitnha, pronto! Mas... E agora? Ele vai surgir assim, como que numa explosão? Vai aparecer agora? Quandovai chegar? É só esperar?
E fomos embora para casa, quer dizer, elas foram, eu fui trabalhar... Mal sabia eu que a tal "graça" já estava bem pertinho de mim... No mês seguinte, dia 8 de julho, um amigo do trabalho fazia aniversário comemoraríamos com um "churras" depois do trabalho. Um amigo em comum, trabalhávamos no mesmo lugar... Foi muuuito legal, não satisfeitos, a galera que ficou até o fim, eu estava incluída nessa, é "óvio"(como diz meu filhote), resolveu ir dançar(oi?). Como assim? Depois de beber horrores, muito churrasco, jogar conversa fora, defumada até a alma (da fumaça, gente, calma), fomos dançar? Isso mesmo, eu era adepta daquela máxima: "até o último bar fechar", sacou? Já eram umas 2 da manhã... Fomos para lá e papo vai, papo vem... Rolou! Isso mesmo, a minha "graça" foi alcançada! Ou melhor, ELA(lê-se: ELE) me alcançou e eu ganhei um beijo, mas um beijo.................................................o resto, quero dizer, o final da noite é impróprio para menores, kkkkkkkkkkkkk.................................................................
E foi assim, e de lá pra cá, não nos desgrudamos mais e no mês que vem, dia 9 de julho, comemoramos 10 anos juntos! No dia 11 é meu níver...
Ô mêszinho bão, sô!
Valeu, Santo Antônio!!!

7 comentários:

Judith disse...

Santo Antonio é o cara! rsrs
E que mais 10 anos venham pela frente!
Beijo grande!

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oi Dione,

Eu tb adoro Santo Antônio!!!! E São Judas, claro, meu santo de devoção.

Beijos,

Bela - A Divorciada

Aqui - Ali - Acolá disse...

Oi Dione isso é que foi acertar em cheio hein!..

Claro que no final deste post não se diz o que aconteceu o resto da noite, é coisa de segredo ok?

Santo António casamenteiro cá em Portugal é um Santo muito popular e muito querido por todos nós, depois no dia 24 vem outro Santo que é o S. João também muito popular e depois dia 29 é o S. Pedro que também é muito popular por cá.
3 Santos cada um com a sua história e sua mística, mas gostei de ler este teu post sobre o que contas de S. António.

Essa tua fé neste S. António resultou mesmo como tu desejavas e ainda bem que assim foi, pois que isso se mantenha em ti é bom sinal amiga.

Este mês cá em Portugal existem muitas festas espalhadas pelo país fora em honra destes 3 Santos que são muito Populares, come-se muita Sardinha assada nas festas, febras na brasa, vinho tinto, cerveja há muita animação pelas ruas com lindos balões de muitas cores etc.

É um mês muito festivo em honra destes 3 Santos.

Gostas de Sardinha assada?
É muito bom e faz bem para o colesterol e também para a pele e o sangue, e se fôr acompanhada com Salada de Alface e Tomate é uma maravilha e bom para ajudar na dieta.

Como vai essa tua dieta, vai tudo a correr bem?

Diz algo ok?

Bjos, muita saúde para ti e todos teus te desejo e põe uma flor chamada de (Manjerico) a S.António que dá sorte e felicidade, valeu?

outrocantinhomari disse...

hummmm ... acho que no próximo ano vou pedir uma graça dessas para mim :) :)
felicidades linda ...
bijinho*

BY KATHY disse...

E EU ACHAVA QUE ISSO ERA LENDA,RS
SERÁ QUE VALE SE EU FOR DE ELEVADOR?KKKKKKKKKK!!
SOU SEDENTARIA, ASSIM VOU MORRER SEM PAR!
BJOS E OTIMA SEMANA PRA VC!

Alessandro disse...

ai, ano que vem faço uma simpatia! tô necessitado!

Rosa carla disse...

Eu minha amiga quando chovia precisamos sair para balada ,faziamos uma simpatia de jogar ovos no telhado e sabonete tb ,pior que funcionava rsrsrsrs .
Viva SaNto Antônio ,e a fé move montanhas adorei a sua historia que ele Santo Antonio continue abençoando sua vida .Beijinhos até a mais.